Search

EDUCAÇÃO ILUMINA VIDAS

Aula Inaugural do Projeto da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional

 

O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, participou da cerimônia da Aula Inaugural dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Projeto da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT). O evento aconteceu nesta segunda-feira (14) no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) – Campus Campos Guarus.

 

A cerimônia contou com a presença da diretora geral do Campus, Daniela Balduino; diretor de Ensino, Jhonatan Velasco; coordenadora pedagógica do projeto EJA-EPT, Saionara Rosa; coordenadora da EJA municipal, Greice Souza, e membros do setor.

 

Marcelo afirmou que cerca de 220 alunos da rede municipal de ensino, matriculados da 6ª a 9ª fase da EJA, vão participar dos cursos ofertados. O Projeto EJA Integrada – EPT é uma política pública voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) contemplando a elevação da escolaridade com profissionalização, no sentido de contribuir para a integração sociolaboral dos cidadãos cerceados do direito de concluir a educação básica e de ter acesso a uma formação profissional de qualidade.

 

“Cada um de nós aqui tem sua história e sabemos os muitos desafios que a vida nos traz, mas ela também traz oportunidades e, se hoje vocês estão aqui, é porque a oportunidade bateu na porta de vocês. Estudar requer um grande esforço e vocês fazem parte desse grupo que não desistiu e tem muita esperança na educação, independente da história que viveram. O futuro depende da sua construção. Instituições como esse Campus do IFF e a nossa rede municipal têm o dever de apoiar vocês, de dar o suporte necessário e de criar as oportunidades para que vocês possam se profissionalizar e ir mais longe, possam transformar os sonhos em realidade. Não percam a esperança, acreditem em vocês! Futuramente vocês poderão dizer o quanto essa experiência transformou a vida de vocês. Sucesso aos nossos cerca de 220 alunos”, disse Marcelo Feres.

 

A diretora Daniella deu as boas-vindas ao grupo. “Hoje é nosso primeiro passo para formar vocês social, cultural, pessoal e profissionalmente. Que a gente consiga atender a esse anseio de vocês e que vocês consigam transformar a vida de suas famílias. Temos a Prefeitura e o IFF juntos nessa parceria que busca promover o melhor para a cidade e nosso entorno. Que a gente consiga a partir de hoje seguir em frente nessa caminhada. Espero vê-los em todo esse percurso e em outros mais adiante. Essa instituição é de vocês. Estamos à disposição para outras formações. Que seja um caminho de muito aprendizado. Sintam-se acolhidos!”, afirmou.

 

 

Saionara Rosa também acolheu os novos estudantes. “Este é início de uma nova etapa da vida de vocês. Estar aqui já é um passo de coragem, escolha e esperança. Sabemos que o caminho nem sempre foi fácil e, por isso mesmo, esse momento que celebramos tem tanto valor e significado para vocês estudantes. Esse projeto foi pensado para vocês com histórias únicas, cheias de forças. Vocês não desistiram de aprender, crescer e construir novas possibilidades e, agora, estão abrindo as portas para o futuro. Unimos a EJA à educação profissional, oferecendo um certificado de qualificação profissional, para que vocês se preparem para o mundo do trabalho e para a vida com mais dignidade, autonomia e oportunidade. Que seja só o começo de tudo que vocês ainda podem conquistar!”, declarou.

 

Jhonathan Velasco falou sobre a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e o IFF. “O Governo Federal está oferecendo recursos a fim de viabilizar os cursos. Do outro lado, a Secretaria de Educação está aderindo, se envolvendo e selecionando os estudantes. Foi uma parceria muito importante. Uma vez aqui dentro do Instituto, vocês são nossos alunos e têm os mesmos direitos e deveres de qualquer outro aluno nosso, em qualquer curso, seja de nível técnico ou graduação. A gente deseja que aproveitem bastante esse momento e adquiram qualificação profissional em diversas áreas. Aproveitem depois outros cursos na área de graduação e em outros cursos regulares. Nosso desejo é que vocês prossigam, pois acreditamos que é com qualificação profissional que conseguiremos transformar nossa sociedade e melhorar nossas condições de vida”, destacou.

Thuanne dos Santos, de 25 anos, é estudante da Escola Municipal Olga Linhares, do Parque Calabouço, e vai fazer o curso de Mídias Sociais. “Estou muito feliz. Esse curso vai me ajudar bastante, pois pretendo trabalhar com redes sociais e quero, futuramente, ter muitos clientes. A minha escola apresentou o projeto e os cursos disponíveis, explicou como fazer a inscrição e eu me interessei”, disse a jovem.

 

A coordenadora da EJA, Greice Souza, explicou que as inscrições foram feitas nas próprias escolas nas quais os alunos estudam. Os cursos oferecidos são: Empreendedorismo em Mídias Digitais Sociais (à distância – EAD); Cuidador de Idoso; Instalador e reparador de redes de computadores; Assistente Administrativo; Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

Compartilhe:

PAE
Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.