Dando continuidade à programação do Abril Verde, mês dedicado à segurança e a saúde no trabalho, a Secretaria de Administração e Recursos humanos realizou, nesta quinta-feira (24), no auditório da Prefeitura, mais uma palestra que discutiu a saúde do trabalhador. Nesta quinta, o tema apresentado foi “Saúde Mental e Prevenção de Burnout no setor Público”, abordado pela equipe de psicólogas e assistentes sociais da secretaria. A programação será encerrada no dia 30 de abril.
Servidores municipais de diversas secretarias estiveram presentes, participando da capacitação. A abertura da segunda semana da campanha do Abril verde foi realizada pelo coordenador do Programa TreinaRH, Wilson Heidenfelder, que comentou sobre os cuidados que os profissionais devem ter no ambiente de trabalho.
“Esse mês é dedicado a questões da saúde do trabalhador e, mesmo sendo difícil trabalhar esse tema no setor público, não podemos deixar de lado um tema tão importante. Devemos frisar os cuidados básicos com o trabalhador no ambiente de trabalho. A síndrome de Burnout é classificada como doença ocupacional no CID-11 sob o código QD-85, e deve ser discutida e prevenida em todos os setores”, afirmou.
Segundo a assistente social da Secretaria de Administração, Soraya Nunes, que ministrou a capacitação, é muito importante falar em saúde mental no ambiente de trabalho.
“A saúde mental deve ser discutida com frequência por se tratar de algo tão importante. A OMS define a saúde mental no trabalho como um estado de bem estar emocional, psicológico e social. Cerca de 56 milhões de brasileiros sofrem com alguma doença mental e o Brasil é o país com mais casos de ansiedade no mundo, com mais de 18 milhões de pessoas afetadas. E se tratando de depressão, o país tem a maior prevalência da doença na América Latina, afetando 11,7 milhões de brasileiros. Os dados são cada dia mais impressionantes, logo devemos manter em dia nossa saúde e qualidade de vida, e aprender a lidar com nossas habilidades emocionais, para lidar com situações do dia a dia se mantendo produtivo no ambiente de trabalho”, concluiu.
Por: Mariana Felix – Foto: Vadinho Ferreira