Alunos da Escola Municipal Albertina Azeredo Venâncio, no distrito de Travessão, participaram, nessa terça-feira (13), de um City Tour da Secretaria de Turismo, na área central de Campos, acompanhados pelo guia de turismo Everaldo Reis. Entre os pontos visitados estão a Praça do Santíssimo Salvador, que possui ao seu redor o Solar Visconde de Araruama, que abriga o Museu Histórico de Campos; o Hotel Gaspar; a Catedral Diocesana; o Monumento aos Expedicionários e o Chafariz Belga.
O grupo seguiu para o Boulevard Francisco de Paula Carneiro, onde está o Pelourinho, o primeiro a ser erguido em Campos e que era utilizado para castigar escravos e criminosos. Em seguida, visitaram a Igreja Nossa Senhora do Carmo, uma igreja histórica, construída em 1752 em estilo barroco, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). “Todos que conhecem a Igreja do Carmo se encantam pela beleza”, explica Everaldo.
Além da Igreja do Carmo, também na Rua 13 de Maio, o grupo caminhou em direção à Igreja São Francisco, onde está o marco de instalação da Vila de São Salvador, criada em 29 de maio de 1677. “É um trabalho extremamente prazeroso porque tenho a oportunidade de mostrar para os nossos jovens a história da nossa cidade e, assim, fazer com que as novas gerações saibam a importância histórica e cultural da nossa cidade”, explica o guia de turismo.
A professora de Artes Michele Moraes há vários anos leva grupos de alunos do 9º ano para participar do City Tour. “Este ano, pretendo fazer seis passeios. Acho de grande importância para os nossos alunos conhecerem a história da nossa cidade. Muitos alunos não conhecem porque moram mais afastados da sede do município e, se temos a oportunidade de fazer esse City Tour, por meio da Secretaria de Turismo, com o guia Everaldo Reis, estamos fazendo nosso papel”.

“As aulas de campo são as melhores. Tenho ex-alunos que passam por mim e estão sempre lembrando dessa experiência. Eles voltam com mais conhecimento e são gratos”, lembra a professora Michele.
A professora de ensino religioso Elienay Paes falou sobre a experiência. “Estamos conhecendo os pontos históricos da nossa cidade e é muito importante, porque as crianças de Travessão e arredores não têm muito acesso a essa história e cultura da nossa cidade e, com o City Tour, elas têm a oportunidade de conhecer”.
Por Liliane Barreto – Foto: Secretaria de Turismo / Divulgação