O dia 17 de maio foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como o “Dia Mundial da Reciclagem”, com o objetivo de estimular as pessoas a refletirem a respeito da importância de se fazer o descarte adequado dos dos produtos que são consumidos no dia a dia, os quais geram resíduos sólidos, para que esses resíduos não poluam o meio ambiente e não sobrecarreguem ainda mais os aterros sanitários.
Para trabalhar a questão na rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) desenvolve o Projeto Reciclar na Rede, por meio do Programa Municipal de Meio Ambiente (Promea), que integra as secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct); Serviços Públicos; Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, através da Subsecretaria de Meio Ambiente.
Segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres, o número de alunos promovendo coleta seletiva nas escolas da rede municipal de ensino só aumenta a cada ano. Já são cerca de 19 mil estudantes participando ativamente do Projeto.
“Em quase três anos, o projeto já recolheu cerca de seis toneladas de resíduos sólidos recicláveis nas unidades escolares. Recentemente, o projeto aumentou o número de escolas contempladas, passando de 22 para 35 unidades”, afirmou.
Todas elas ganham contêineres para a coleta de lixo seletivo, que recebe a destinação adequada e passa pelo processo de reciclagem, em parceria com cooperativas, de acordo com a coordenadora de Ciências da Natureza e Educação Ambiental da Seduct, Ísis Vivório.
“Esse dado é uma vitória para nós. Estão sendo coletados 40 contêineres por ano por unidade escolar. Recolhemos o equivalente a 2.000 kg de resíduos sólidos por ano, ou seja, 2 toneladas de resíduos deixaram de ser lançados por ano no ambiente e nas nossas vias públicas”, disse Ísis.
Eles participam de diferentes atividades, como a visitação ao aterro sanitário. “O projeto também inclui a oferta de material didático para aplicação nas salas de aula. Os estudantes conhecem, ainda, as cooperativas e visualizam onde chegam os resíduos reciclados que eles separam na escola, na prática”, acrescentou Ísis.
Várias disciplinas são abordadas em sala de aula. “Todas as áreas do conhecimento estão sendo trabalhadas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física. Promovemos oficinas, palestras, gincanas, dinâmicas, alternando entre atividades virtuais e presenciais. Os alunos podem entender exatamente o caminho que percorre o lixo e conhecer todo o processo de descarte e reciclagem”, explicou Ísis.
ESCOLAS CONTEMPLADAS
E.M. Sagrada Família
EM. Lídia Leitão de Albernaz
EM. Maria Lúcia
EM. Prof. Wilmar Cava Barros
CIEP 056 Custódio Siqueira
CIEP 144 Profª Carmem Sylvia Carneiro
CIEP Maestro Villa Lobos
EM. Prof. Walter Siqueira Manhães
EM. Prof. Manoel Ribeiro Nascimento
EM. João Borges Barreto
EM. Pequeno Frederico
EM. Profª. Sebastiana Machado da Silva
E.M.Lions II
CIEP 481 Arnaldo Viana
Iniciação Agrícola José Francisco
Rotary I
EM. José do Patrocínio
EM. Olga Linhares Corrêa
EM. Prisco de Almeida
EM. Lions Goitacá
EM. Branca Peçanha Ferreira
EM. Frederico Paes Barbosa
E.M. Pequeno Jornaleiro
Amaro Prata Tavares
CEMSTIAC
Dr. Luiz Sobral
Centro Educacional 29 de Maio
Ciep Wilson Batista
EM Ferroviário Jacy
Presidente Castelo Branco
Marechal Arthur
Pedro Álvares Cabral
E Municipalizada Mario Barroso
EM Manoel Simões de Rezende
Ciep Pedro Álvares Cabral
Por Kamilla Uhl – Fotos: Divulgação / arquivo do Projeto Reciclar na Rede