Search

EDUCAÇÃO ILUMINA VIDAS

Educação de Campos representada no III Encontro Nacional dos Conselhos de Alimentação Escolar

Representantes da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia participaram do III Encontro Nacional dos Conselhos de Alimentação Escolar, realizado na semana passada, no Teatro João Caetano, – Praça Tiradentes, Centro, Rio de Janeiro. Estavam presentes a coordenadora do Departamento de Nutrição Escolar, Suellen Baldino; a nutricionista responsável técnica (RT) do setor, Jacqueline Barbosa, além de representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

O objetivo foi reunir profissionais e especialistas da área de alimentação escolar para discutir e compartilhar experiências, pesquisas e práticas bem-sucedidas sobre a promoção da educação alimentar e nutricional em ambientes escolares.

Segundo Suellen, as palestras ajudaram a apontar caminhos da alimentação escolar para conselheiros do CAE e nutricionistas RT em relação à fiscalização, cumprimento das leis, resoluções no âmbito da alimentação e, ainda, mostrar como a tecnologia pode ser eficiente nesta área de atuação.

A programação contou com representes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escola (CECANE), conselheiros de outros municípios, nutricionistas, cozinheiras da alimentação escolar, entre outros.

“Nós do setor de Nutrição já participamos de dois encontros dos conselhos de alimentação escolar, sempre com objetivo de aprimorar a nossa gestão. E somos sempre surpreendidos com novas informações e aprendizados que nos capacitam para melhora da nossa merenda escolar. Também gostamos muito da companhia e troca com os conselheiros dos CAE”, disse Suellen.

 

A nutricionista Jaqueline enfatizou que o encontro foi de grande valia para atualizar e capacitar a equipe técnica, trazendo cada vez mais melhorias ao atendimento dos alunos da rede municipal. “As palestras do FNDE e CECANE foram essenciais, pois enfatizaram assuntos importantes no âmbito da alimentação escolar, inclusive na alimentação de crianças atípicas e com necessidades alimentares especiais, casos cada vez mais frequentes nas unidades escolares”, destacou.

Programação

O evento contou com palestra sobre Desafios do PNAE e a Prestação de Contas, de Marcília Oliveira (FNDE); palestra sobre Tecnologia que Transforma a Gestão do PNAE, de Tatiane Torres (Lemobs); O Papel dos Conselheiros do PNAE e o Controle Administrativo, com Marcelo Colonato (FNCAE); Controle Social para a Sustentabilidade do PNAE, com Sandra Pedroso, do CEAE/RJ; A Importância dos CECANES como Apoio aos CAEs, com Alessandra Pereira da UNIRIO.

Outros assuntos importantes também foram tratados, como Agricultura Familiar no PNAE, com Roseli Zerbinato (MDA); Educação Alimentar e Reaproveitamento Criativo, com Nilda Paes (Cozinheira da AE); Instrumento de Monitoramento e Sustentabilidade, com Kleberson do IFMT; Transformando a Gestão da Alimentação Escolar, com Marcel Ebner, da Digix; Esquete Seletividade (Grupo KONGA); O Papel do Conselho no Gerenciamento das Necessidades Alimentares Especiais, com Michel Mocellin (CECANE/UNIRIO); Ações da Secretaria Estadual da Educação do Rio de Janeiro, com Luciana Magalhães (SEDUC/RJ); Regionalizando as Compras da Agricultura Familiar, com Nadielson Costa (FNCAE); entre outras atividades.

 

 

 

Por Kamilla Uhl – Fotos: Suellen Baldino

Compartilhe:

PAE
Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.