Search

EDUCAÇÃO ILUMINA VIDAS

Secretários do Norte/Noroeste assinam Carta de Compromisso com o Pacto de Desenvolvimento Regional da Educação

Representantes de, aproximadamente, 20 cidades participaram do Encontro Regional de Secretários Municipais de Educação das Regiões Norte e Noroeste Fluminense, nesta terça-feira (20). O evento aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). O principal assunto debatido foi o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os secretários assinaram uma Carta de Compromisso formalizando a adesão dos municípios ao Pacto pelo Desenvolvimento Regional da Educação.

As metas propostas no documento são: Alfabetizar os alunos na idade certa: garantir o cumprimento das metas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, promovendo o direito à alfabetização na idade adequada e à aprendizagem em todas as etapas, com foco na elevação dos indicadores educacionais, em especial o IDEB; Melhorar continuamente a qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes, elevando de forma consistente os resultados de aprendizagem, com vistas ao crescimento sustentável do IDEB; Fortalecer a integração da educação entre os municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense, promovendo o compartilhamento de boas práticas, formações integradas, canais permanentes de diálogo e soluções colaborativas adaptadas às realidades locais; e Criar um espaço permanente de diálogo e articulação regional, com encontros regulares, agendas comuns e aproximação com instâncias estaduais e federais, fortalecendo a atuação das Secretarias Municipais de Educação de forma coletiva e articulada.

 

Leia a Carta na íntegra aqui.

O grupo foi recebido pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos, Marcelo Feres, eleito coordenador regional no Norte e Noroeste Fluminense da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RJ) e, também suplente do Conselho Fiscal da entidade, responsável pela organização do evento.

 

 

Além de Campos, estavam presentes representantes de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira, Italva, Bom Jesus do Itabapoana, São Fidélis, Quissamã, Macaé, Conceição de Macabu, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Cambuci, Aperibé, Itaocara, Laje do Muriaé e Porciúncula.

Eles debateram sobre os principais desafios enfrentados para alcançar o índice de fluxo escolar (95%), previsto no Plano Nacional de Educação (PNE); estratégias que podem ser aplicadas para alcançar e superar o índice de fluxo estabelecido pelo PNE; importância da adoção de um sistema de gestão escolar para o acompanhamento do fluxo pelas Secretarias; relação entre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e o desempenho no IDEB do 5º ano; ações que podem ser promovidas pelas Secretarias para colaborar e incentivar a melhoria do desempenho dos professores e demais profissionais da educação; formas de estimular o apoio e a participação da família no processo de aprendizagem dos estudantes; estratégias para promover a inclusão, a aprendizagem e a socialização de alunos típicos e atípicos nas redes municipais.

De acordo com Marcelo Feres, foi um rico momento de trocas de experiências e contribuições sobre temas relevantes para o fortalecimento da educação pública na região. “Esta ação integra as metas qualitativas do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), da Prefeitura de Campos, que visa estimular parcerias e cooperação técnica entre os municípios, promovendo o compartilhamento de boas práticas e soluções educacionais”, informou Marcelo.

DEPOIMENTOS

De acordo com a subsecretária de Gestão Operacional, Cátia Mello, o encontro representa um importante passo para o alinhamento de estratégias regionais, o fortalecimento do regime de colaboração entre os municípios e a construção de políticas públicas mais eficazes e integradas para a educação.

“Esse documento expressa o compromisso conjunto com duas metas prioritárias: a alfabetização das crianças na idade certa, em consonância com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA); e a melhoria dos indicadores da educação básica, com ênfase no IDEB”, acrescentou a subsecretária.

 

 

O secretário de São João da Barra, Daniel Damasceno, também contribuiu: “O evento foi de muito proveito, enquanto momento de reflexões acerca de políticas educacionais e ações articuladas. Além disso, a troca de experiências é salutar para apontar caminhos dos dilemas comuns que a educação apresenta”, disse.

 

 

Cilimar Azeredo, secretário de Santo Antônio de Pádua, lembrou que foram abordados temas relevantes e desafiadores da gestão educacional, como a participação da família no processo de ensino-aprendizagem e a promoção da inclusão nas redes municipais de ensino.

 

“Foi possível perceber as diferentes realidades enfrentadas por cada município, bem como os avanços já conquistados e os pontos que ainda precisam de atenção e investimento. A reunião reafirmou o compromisso coletivo com a educação pública de qualidade e o valor do diálogo entre os gestores para o fortalecimento das redes municipais. Registramos aqui nossa sincera gratidão à Prefeitura de Campos dos Goytacazes, à Secretaria Municipal de Educação e a todos os profissionais, direta ou indiretamente envolvidos, que contribuíram para que este momento de aprendizagem e cooperação se concretizasse com tanto êxito”, finalizou.

 

 

Por Kamilla Uhl – Fotos: Mauro Antônio e Welligton Rangel

Compartilhe:

PAE
Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.