O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, participou do 3° Encontro Nacional de Dirigentes, Técnicos e Lideranças Educacionais do Brasil (ENDEB), realizado nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23), em Recife, Pernambuco. O evento abordou o tema “O novo PNE – Plano Nacional de Educação: o que fazer e como melhorar a qualidade da Educação Brasileira”.
Na sexta, ele moderou os debates em torno do painel “Gestão Democrática, mecanismos de controle e participação social: o novo PNE e os avanços necessários para o fortalecimento da democracia na escola”, cujos palestrantes foram Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, e Teresa Leitão, senadora e presidente da Comissão de Educação do Senado Federal.
“A questão do PNE é muito mais do que a criação de um documento, tem a ver com que o nosso país pode ter em termos de futuro. Falar de democratização da escola passa por pensar a democracia no próprio país. Cada um de nós tem uma história com a educação. Hoje, eu represento a Secretaria de Educação de Campos dos Goytacazes, e, percebemos que ainda falta a compreensão da relação entre a política pública e o fazer pedagógico. O PNE precisa chegar às escolas, e nós precisamos ajudar a promover essa transposição”, comentou Marcelo.
A primeira palestra foi ministrada pelo ex-Ministro da Educação e ex-Reitor da UNB, Cristovam Buarque, sobre O novo PNE e as ações integradas e intersetoriais no contexto dos Planos decenais estaduais, municipais e distrital de educação: desafios e perspectivas. O debate contou com moderação de Paulo Dutra, secretário Executivo de Ensino Médio e Profissional e presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Pernambuco e ex-Deputado Estadual.
Outro assunto abordado foi “Desafios e perspectivas do novo PNE na garantia da valorização dos profissionais da educação: da formação inicial e continuada ao exercício da profissão com dignidade. O palestrante foi Celso Vasconcellos, pedagogo, filósofo, pesquisador e escritor. Já Elizângela Neves, secretária de Educação dos Palmares, Pernambuco, foi a mediadora.
O evento contou, ainda, com diversas autoridades do país no assunto, que se dedicam a melhorar a qualidade do ensino em diversos níveis e esferas.
Por Kamilla Uhl
Fotos: Arquivo de Marcelo Feres / Divulgação