Representantes da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) participaram de um encontro com o vice-reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fábio Olivares, para discutir caminhos para divulgação científica das ações desenvolvidas pela Subsecretaria de Ciência e Tecnologia. O encontro aconteceu na Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) na semana passada.
Participaram da reunião a coordenadora da Efem, Talita Ernesto; a gerente de Articulação de Projetos da Seduct, Adriana Crespo; gerente de Programas e Parcerias, Leonora Tinoco; coordenadora do Programa Mais Ciência na Escola, Carla Salles; e assessora da Efem, Lívia Guedes.
“Fábio apresentou caminhos, discutiu com a gente quais eram as melhores formas de realizarmos algumas publicações dos nossos servidores, para fazermos essa divulgação científica dos nossos trabalhos. Dialogamos, também, sobre a realização de um simpósio, em breve, com diversos relatos de experiência”, adiantou Talita.
o vice-reitor falou sobre a importância de aproximar os setores da Seduct da Universidade. “O encontro foi extremamente produtivo, permitindo discutir estratégias para a divulgação científica das ações desenvolvidas pela Subsecretaria, com destaque para a valorização bibliográfica e para a análise do impacto dos programas em curso. A articulação entre as instituições é essencial para fortalecer a visibilidade e os resultados das iniciativas em ciência, tecnologia e inovação no município”, declarou Fábio.
Programas como o Startup Campos, Economia Criativa, Mais Ciência e Mais Ciência na Escola estão dentro do escopo da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia e estão ajudando a produzir projetos que incentivam a pesquisa, o empreendedorismo, a ciência, a tecnologia e a inovação, por meio de bolsas de diferentes valores.
A divulgação científica é uma atividade em que os conhecimentos científicos e tecnológicos são colocados ao alcance da população na linguagem do grande público, para que esse possa utilizá-los nas suas atividades cotidianas e tomadas de decisão que envolvam a família, a comunidade ou a sociedade como um todo.
A medida pode ser realizada por meio de diversas ferramentas e canais, adaptando a linguagem para diferentes públicos e contextos. Entre os caminhos para divulgar a ciência, destacam-se: artigos em periódicos, revistas, jornais, blogs e redes sociais, além de vídeos, podcasts, museus, centros de ciência e tecnologia, e eventos como palestras e workshops.
Por Kamilla Uhl – Fotos Efem