A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) realizou, nessa segunda-feira (23), ações ligadas ao Projeto “Desafio Verde”, em que os alunos da Escola Municipal Instituto São José, no bairro da Lapa, puderam realizar ações na horta e cultivo, além de reconhecimento de solo.
As ações buscam montar um jardim sensorial, um espaço projetado para estimular os cinco sentidos (visão, olfato, tato, paladar e audição) por meio de elementos naturais como plantas, água e outros materiais.
Ísis Vivório, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), ressalta a importância do projeto: “O Desafio Verde foi muito importante e relevante para essas crianças, pois, além de ser uma nova iniciativa e metodologia, ele tenta transformar o ambiente a partir da educação na escola”.
“O Centro de Educação Ambiental sempre apoia tanto a Secretaria de Educação, quanto a de Meio Ambiente, nessa parte mais prática, em que a nossa equipe traz os materiais e prepara o terreno para a realização das atividades das crianças. E essa prática é muito boa, pois é nesse momento que as crianças têm a prática do que elas estão estudando em sala de aula”, afirmou Ana Clara Coelho, coordenadora do Centro de Educação Ambiental.
O PROJETO
O “Desafio Verde” é uma metodologia criada para estimular a mudança de mentalidade da população, mobilizando a comunidade escolar e a sociedade em geral a favor de práticas sustentáveis.
Utilizando as unidades escolares do município como ponto de partida, estão sendo realizadas ações práticas de educação ambiental ao longo de 30 dias, promovendo consciência ambiental por meio de diferentes atividades e locais. Com o início na primeira semana de junho, o projeto entra em sua reta final. Vale citar que o projeto tem apoio de outras secretarias, como as de Serviços Públicos, Meio Ambiente, além do Promea (Programa Municipal de Educação Ambiental) e o CEA (Centro de Educação Ambiental).
Por: Heitor Castelo Branco – Foto: Júnior Marins