Search

EDUCAÇÃO ILUMINA VIDAS

Palácio da Cultura vai se transformar em Centro Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CETEC)

As obras do Palácio da Cultura estão adiantasse estão previstas para serem concluídas até o final deste ano. O espaço vai se transformar em Centro Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CETEC) e vai abrigar, além da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e a Biblioteca Pública Municipal, a Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM), os Programas Mais Ciência, Mais Ciência na Escola, Startup Campos e Economia Criativa.

Além das atividades e serviços prestados pela FCJOL, a proposta da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) é fomentar, no local, o conhecimento e a difusão da cultura empreendedora e inovadora no município de Campos dos Goytacazes criando, em um único lugar, um ambiente de estímulo ao desenvolvimento de ações e iniciativas.

“O Cetec será um local com infraestrutura para a consolidação da cultura favorável à ciência, à tecnologia, à inovação e ao empreendedorismo. Um ambiente que promoverá o conhecimento, sobretudo aquele gerado a partir da pesquisa básica ou aplicada. Assim como a incubação e o crescimento de empresas, incentivará a capacitação e o treinamento de pessoas, estimulará o networking entre os diversos agentes, orientará sobre captação de recursos, desenvolvimento conjunto de projetos e inovação em modelos de negócio”, explicou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto.

Nesse espaço, serão desenvolvidas capacitações para novos negócios, conexões entre os agentes de inovação para produção de redes de serviços tecnológicos, geração de mão-de-obra qualificada, entre outras ações que beneficiarão todo o município e as regiões ao seu entorno.

Serão várias frentes de trabalho: além de atender ao público da rede municipal de ensino, por meio da Efem e outros projetos educacionais, o espaço será voltado para empresários e empreendedores inovadores, profissionais liberais, startups, estudantes do ensino superior (graduação, mestrado e doutorado); jovens do Ensino Fundamental e Ensino Médio em busca de capacitação tecnológica, pesquisadores ligados às Instituições de Ensino e Pesquisa do município, profissionais liberais da economia criativa; gestores públicos municipais e entusiastas do ecossistema de inovação.

Biblioteca

A Biblioteca Pública será um espaço destinado à democratização do conhecimento, segundo Tânia, que permitirá aos munícipes acessar mais um serviço de valorização do saber, perpassando pelos pilares da cultura, entretenimento, lazer e acesso à informação.

O objetivo da presença da Biblioteca da FCJOL no mesmo prédio que o Centro Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação é fomentar a leitura entre crianças, jovens e adultos (empreendedores ou não), e convidá-los a desfrutar de um benefício gratuito, para trocar pontos de vista e desfrutar da prática da leitura como uma experiência nova, dinâmica e divertida; uma opção diferente fora da escola.

“Ao realizar atividades que promovam a leitura na biblioteca pública, promove-se também seu acervo bibliográfico e isso dá uma chance para a criação de novas possibilidades de socialização e aprendizagem contínua além de ambientar os visitantes à atmosfera da economia criativa e inovadora”, afirmou a secretária.

Por Kamilla Uhl – Fotos: Mauro Antônio

Compartilhe:

PAE
Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.