Search

EDUCAÇÃO ILUMINA VIDAS

Programação dos Desfiles da Independência começa nesta terça em Campos

A programação dos Desfiles da Independência em Campos dos Goytacazes terá início nesta terça-feira (2), às 8h, com a cerimônia de abertura na Praça do Santíssimo Salvador. O evento contará com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e do Município, além da execução dos hinos Nacional e da Independência pela Banda da Guarda Civil Municipal. Estão confirmadas as presenças do prefeito Wladimir Garotinho e dos comandantes locais do Exército, Bombeiro e Polícia Militar.

Participam da solenidade o Tenente-Coronel Maurício Arthur Barbosa Araújo, comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, o Tenente-Coronel Fernando George Azevedo, à frente do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, e o Capitão José Anderson Silva Costa, comandante da 2ª Companhia de Infantaria. Após a execução dos hinos, haverá pronunciamentos das autoridades, marcando oficialmente o início das celebrações de 2025, cujo tema é “Mudanças climáticas: causas, efeitos e consequências”.

O desfile cívico-militar do feriado nacional, em 7 de setembro, acontecerá a partir das 8h no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). A programação inclui o hasteamento da bandeira, revista da tropa e apresentações de escolas, secretarias municipais e forças de segurança. A previsão é que o desfile se estenda até o meio-dia.

Na sequência, o calendário prevê dois desfiles cívicos em bairros. No dia 14 de setembro, às 9h, será a vez de Farol de São Tomé receber a atividade, reunindo unidades escolares e moradores da Baixada Campista. Já no dia 21, também às 9h, o evento ocorrerá na Orla do Jardim Carioca, em Guarus, na Avenida Bartolomeu Lizandro, fortalecendo o vínculo entre escola e comunidade em diferentes regiões da cidade.

A Diretora Regional de Educação da Seduct, Rita Abreu, destacou a relevância do tema escolhido para este ano. “Temos visto, ultimamente, essa discussão onde muitas pessoas ainda não se apropriaram desse tema e da sua importância para o desenvolvimento de todo o Norte e Noroeste Fluminense, que é o reconhecimento das nossas áreas como clima semiárido. Então nada mais certo do que levarmos esse tema para a avenida”, afirmou.

Além das forças militares e de segurança, os desfiles contarão com a participação de bandas e fanfarras das escolas da rede municipal, além de outros setores da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. A proposta é transformar os atos cívicos em espaço de reflexão coletiva sobre os impactos das mudanças climáticas e a responsabilidade compartilhada na busca por soluções.

Por Jorge Rocha / Foto: César Ferreira

Compartilhe:

PAE
Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.