O subsecretário de Ciência e Tecnologia, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Henrique da Hora, participou de reunião com representantes da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), visando firmar parceria na execução dos Programas Startup Campos, Mais Ciência, Mais Ciência na Escola e Economia Criativa. São programas de bolsas de apoio científico, tecnológico, de inovação e de empreendedorismo.
O encontro aconteceu neste mês de setembro, na sede do órgão, no Rio de Janeiro, com participação da diretora de Tecnologia da Faperj, Elaine Souza, e dos assessores Marcelo Corenza e Guilherme Oliveira.
“Fomos muito bem recebidos na Faperj. Nossa ideia é que eles nos ajudem na operação com a sua expertise de gestão de projetos de tecnologia. Como próximo passo, vamos apresentar uma minuta ao órgão, a fim de formalizar a colaboração entre a Fundação e a Seduct. Campos é o primeiro município a buscar esse tipo de acordo com a Faperj. Nenhum outro município fez convênio parecido com eles”, informou o subsecretário.
Em novembro de 2023, a Fundação reconheceu e destacou no site do órgão, o sucesso do Programa Municipal Startup Campos, ofertado pela Seduct em parceria com a Tec Campos Incubadora de Base Tecnológica. A matéria veiculada no portal mostrou que as inscrições para o Startup Campos vêm superando às expectativas e aumentando cada vez mais, graças à qualidade e eficiência do programa.
“Recebemos o senhor Henrique da Hora na sede da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), ocasião em que tivemos a oportunidade de nos conhecer pessoalmente. Ambos recém-empossados em nossas funções, identificamos diversas sinergias entre as ações que conduzimos, como os editais voltados a doutores empreendedores e às bolsas destinadas a estudantes do ensino médio. Foi uma conversa cordial, cujo objetivo principal foi ouvir e, ao mesmo tempo, mapear pontos de contato que possam resultar em iniciativas conjuntas capazes de contribuir com soluções inovadoras para a Prefeitura de Campos e para o Estado do Rio de Janeiro, em setores econômicos que precisam se fortalecer para alcançar maior competitividade”, afirmou Elaine.
A Faperj é a agência de fomento à ciência, à tecnologia e à inovação do Estado do Rio de Janeiro. Vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a agência visa estimular atividades nas áreas científica e tecnológica e apoiar de maneira ampla projetos e programas de instituições acadêmicas e de pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Isso é feito por meio de concessão de bolsas e auxílios a pesquisadores e instituições, previstos no Programa Básico (com calendário informando a abertura 2 vezes ao ano) e os editais para bolsas e auxílios.
A gerente de Programas, Projetos e Parcerias da Seduct, Adriana Crespo, falou que a Faperj é referência para a cidade: “A Faperj, nos últimos anos, tem sido a maior financiadora de inovação do Estado do Rio de Janeiro, e foi a inspiração do Programa Startup Campos, da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes”, concluiu Adriana.
Leia Mais: Faperj reconhece e destaca sucesso do Programa Startup Campos
Por Kamilla Uhl – Fotos: Seduct / Divulgação