Reforço para a produção de conhecimento no último dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Uma semana de atividades intensas no Jardim São Benedito, com 83 escolas municipais participantes, 125 parceiros e mais de 200 projetos de iniciação científica tanto dos anos iniciais quanto dos anos finais. Esses números comprovam o sucesso da XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes, realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e que se encerra nesta sexta (24). Com o tema “Planeta Água, a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, o evento mostrou como as escolas estão preparando os alunos para lidar com questões de sustentabilidade por meio do conhecimento científico.

A programação recebeu estudantes e professores das redes municipal, estadual e privada, além da comunidade em geral, e ocupou estandes e espaços de apresentação que abrangeram desde a educação infantil até o ensino superior. A diversidade de público reforçou a proposta de aproximar a pesquisa escolar do cotidiano local e de fomentar práticas científicas já na base da educação.

Entre as atividades realizadas estiveram a XI Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, voltada aos anos finais do ensino fundamental, a VI Feira de Ciências dedicada aos anos iniciais, a II Mostra de Robótica das escolas municipais e as apresentações dos projetos do programa Mais Ciência na Escola. Formatos experimentais, metodológicos e tecnológicos foram exibidos e avaliados ao longo da semana.

A coordenadora geral do evento, Carla Sales, avaliou a adesão e o alcance da iniciativa e destacou o protagonismo estudantil. “Superamos todas as expectativas, com o número máximo de expositores e parceiros. Reunimos aqui no Jardim São Benedito não só escolas, mas representantes dos órgãos municipais e instituições de ensino superior, e os nossos estudantes foram protagonistas do processo de aprendizagem”, disse Carla.

O subsecretário de Ciência e Tecnologia, Henrique da Hora, ressaltou a articulação com instâncias nacionais e a possibilidade de dar visibilidade aos trabalhos locais. “São dias de celebrar o conhecimento científico e celebramos tudo isso na nossa Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Queremos que os projetos que aqui são apresentados possam, no próximo ano, chegar à feira nacional em Brasília”, afirmou Henrique, apontando o potencial de circulação das iniciativas.

Mariana Salgado, representante da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro FECTI, participou do último dia para avaliar os trabalhos e identificar propostas aptas à etapa estadual. “Vim para este evento para avaliar os trabalhos apresentados e ver o que está sendo produzido pelos alunos de Campos. Vi muitos projetos interessantes e metodologias bem aplicadas. Alguns destes trabalhos poderão ser selecionados para a FECTI”, declarou Mariana.

Ela comenta ainda que os projetos que avaliou apontam para um fortalecimento das competências de pesquisa e comunicação entre os alunos, com iniciativas que dialogaram diretamente com o tema Planeta Água e com propostas locais de enfrentamento das mudanças climáticas. Professores e parceiros ressaltaram a importância de ações como esta para ampliar a cultura científica no município e conectar as escolas a redes de apoio e fomento.

Carla Sales informou que a seleção dos trabalhos que representarão Campos na feira estadual será divulgada em novembro durante cerimônia específica, e que a expectativa é ampliar a participação em edições futuras. Para organizadores e participantes, a semana deixou saldo positivo de engajamento, aprendizado e oportunidades para que projetos escolares ganhem espaço em palcos maiores.

Por Jorge Rocha / Fotos: Carlos Grevi

Compartilhe: