Parceria entre Seduct e Secretaria de Governo leva alunos da rede municipal ao Circo Vostok

A Prefeitura Municipal de Campos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e a Secretaria Municipal de Governo, realizou na tarde deste sábado (8) um momento especial para cerca de mil alunos de 16 unidades da rede municipal de ensino, que puderam assistir ao espetáculo circense do Circo Vostok, promovido por meio de uma parceria público-privada.

Foram contemplados alunos de unidades escolares da área rural e quilombolas, além de assistidos da Residência Inclusiva. Participaram escolas de localidades de difícil acesso ou afastadas da área central do município, como São Sebastião, Mussurepe, Morangaba, Morro do Coco, Santo Amaro, Ibitioca, Dores de Macabu, Serrinha, Santo Eduardo, Santa Maria, Vila Nova e Travessão. O prefeito Wladimir Garotinho prestigiou a ação, acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira e de seus filhos. Também estiveram presentes no espetáculo a diretora regional de Educação, Rita Abreu, e o secretário municipal de Governo, Ruy Crispim.

“Muitas crianças que estão aqui hoje estão vindo ao circo pela primeira vez. Estou muito feliz e quero agradecer ao pessoal do Circo Vostok por essa oportunidade de trazermos as crianças das escolas do interior da nossa cidade. Campos é muito grande. Aqui também temos crianças dos abrigos municipais e dos acolhimentos. A criançada está feliz, e isso é motivo de muita alegria e satisfação para mim e para as famílias. Espero que tenham gostado e que o circo volte em breve à cidade, abrindo novas sessões para que mais alunos das escolas municipais possam participar”, disse o prefeito Wladimir Garotinho.

A diretora regional de Educação, Rita Abreu, também destacou a importância da ação. “Essa iniciativa é muito importante, pois o circo, além dos ingressos, está nos contemplando com um espetáculo especial destinado a esse público. Muitos artistas e diversas atrações proporcionaram uma tarde de alegria e diversão para nossas crianças, estimulando a imaginação, a criatividade, o trabalho em equipe e a superação de desafios, além de promover uma experiência social e a formação de memórias afetivas”, afirmou.

Participaram da ação as seguintes unidades escolares: Escola Municipal Miguel Henrique Gomes, E.M. Sérgio Viana Barroso, Santo Amaro (3° Distrito); E.M. Amaro Antônio da Silva, E.M. Francisco Ribeiro Siqueira, E.M. Pedro Barbosa, São Sebastião (4° Distrito) e Mussurepe (5° Distrito); E.M. Fazenda Aleluia, E.M. Fazenda Chalita, E.M. Santo Amaro, Morangaba (9° Distrito); E.M. Barreto, E.M. Maria Antônia P. Trindade, E.M. Prof. Paulo Freire, Ibitioca (10° Distrito), Dores de Macabu (11° Distrito) e Serrinha (15° Distrito); E.M. Felício Sarlo, E.M. Genésio Viana, E.M. Isabel Maria Polônio, E.M. Nossa Senhora Aparecida, Morro do Coco (12° Distrito), Santo Eduardo (13° Distrito), Santa Maria (18° Distrito) e Vila Nova (20° Distrito); E.M. Guiomar Ramos Paes, E.M. Prof. Carlos Bruno, E.M. Ignácio Corrêa dos Santos e E.M. Manoel Pereira Crespo (Travessão).

Toda a logística do evento foi organizada pela Subsecretaria de Gestão Operacional (Subgeop) e pela Gerência de Transporte Escolar, responsável pelo deslocamento dos estudantes da rede municipal para as sessões especiais do circo. O transporte foi planejado para garantir que todos os alunos pudessem vivenciar a experiência cultural com conforto e segurança.

“Nosso foco é assegurar que a distância nunca seja um obstáculo para o aprendizado e o acesso a experiências culturais. Ver essas crianças chegando ao circo, cheias de encantamento, é a prova de que vale a pena todo o esforço logístico e o trabalho conjunto das equipes”, destacou a subsecretária de Gestão Operacional, Cátia Mello.

A iniciativa reflete o compromisso da Prefeitura de Campos com a ampliação do acesso à cultura e ao lazer, reconhecendo a importância de experiências educativas fora do ambiente escolar para o desenvolvimento integral dos alunos.

Por Mariana Félix / Fotos: Carlos Grevi

Compartilhe: