Diretores e equipes da Seduct participam de evento em Macaé sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola

Representantes da Subsecretaria de Ensino e gestores de escolas e creches da rede municipal, estão presentes, nesta quinta (13), ao evento “Caminhos compartilhados com o PDDE”, realizado em Macaé. O evento é promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais do Sudeste (Cecampe Sudeste), que é coordenado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O congresso, tem como objetivo capacitar gestores, técnicos e representantes escolares sobre o funcionamento do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), contou com a presença de diversos gestores. Entre eles, estavam Fábia Martha Ferreira Petralha (EM Profa. Joanir Sanguedo Boynard), Roberta Anselmé Cardoso (CEM Parque Aurora), Kely Lopes Rodrigues de Barros (CEM Profa. Ruth Chagas), Fabiola Pires de Andrade (Instituto Profissional São José) e Hermann Moura Gouvêa (Profª Sebastiana Machado da Silva).

 

Para Elaine Reis, Diretora da CEM João Perdecene Neto e Presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, o evento foi uma oportunidade crucial de aprimoramento e troca de experiências para os profissionais da educação. “Tivemos a chance de dialogar sobre Gestão Democrática e Participativa, debatendo sobre os caminhos para tornar a escola pública mais transparente e eficiente. Essa discussão é fundamental para o sucesso de nossa comunidade escolar”, declara.

Também participaram Luiza de Souza Simões, Lucienne Beatriz Oliveira Soares, Andrea Araújo Cordeiro Vianna, Débora Wigand da Silva, Maria Francisca Alves Rodrigues, Sibelly Bernardo Almeida e Shayana Marcelino da Conceição, que contribuíram nas discussões sobre a gestão eficiente dos recursos. O encontro reforçou a importância da aplicação transparente e eficaz do PDDE, promovendo a autonomia das escolas e o fortalecimento da qualidade da educação básica.

A Diretora da EM Profª. Eunícia Ferreira da Silva, Daniely Pelicioni, destacou que o evento trouxe aprendizado com experiências reais. “Tivemos conversas diretas entre gestores sobre a aplicação prática do PDDE. Nada é mais valioso do que ouvir os desafios superados e as boas práticas de colegas de outras unidades escolares”.

A proposta é orientar quanto à adesão, execução e prestação de contas dos recursos, garanindo que as escolas compreendam cada etapa do processo e apliquem corretamente os valores recebidos.

Além disso, o evento busca promover a troca de experiências entre redes e escolas, fortalecendo boas práticas de gestão e uso eficiente dos recursos públicos.

A finalidade do evento é garantir que o PDDE seja aplicado de forma transparente, correta e eficiente, contribuindo para a melhoria da infraestrutura e da aprendizagem nas escolas. O evento também busca fortalecer a autonomia das unidades executoras e reduzir erros na gestão financeira, assegurando que os investimentos realmente impactem a qualidade da educação básica.

Sobre o PDDE

O PDDE é um programa do Governo Federal, executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que repassa recursos diretamente às escolas públicas de educação básica (municipais, estaduais e federais). 

O programa tem como principal objetivo melhorar as condições físicas e pedagógicas das escolas, garantindo que tenham autonomia para resolver necessidades imediatas, como pequenas reformas e manutenções, compra de materiais didáticos e de consumo, aquisição de equipamentos e mobiliário e apoio a projetos pedagógicos e ações voltadas à aprendizagem.

Programação do evento

O evento começou com a mesa de abertura com Cairo Mohamad Ibrahim Katrib. Em seguida, duas mesas dialogadas abordaram gestão democrática e participativa, com a professora Dra. Viviane Merlim (UFF), e experiências exitosas sobre o PDDE, mediadas por Vilma Souza, com participação de escolas municipais.

Já na parte da tarde, de 13h30 às 17h30, os participantes se dividiram entre oficinas temáticas e um seminário temático. Paralelamente, o Cecampe Sudeste ofereceu atendimento técnico individual a gestores com dúvidas sobre adesão e execução do PDDE, encerrando a programação.

Por: Heitor Castelo Branco (estagiário) / Fotos: Divulgação

Compartilhe: