A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) realizou nesta terça (10) a primeira saída do Caminhão Saúde na Escola, na Praça de Conselheiro Josino, com atendimento voltado a alunos das escolas municipais E.M. Conselheiro Josino e E.M. Eloy Ornelas. A ação, coordenada pelo programa Saúde na Escola (PSE), contou com a presença da primeira-dama Tassiana Oliveira; secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto; e o subsecretário de Vigilância em Saúde, infectologista Rodrigo Carneiro. O evento combinou atendimentos clínicos, atividades educativas e atrações de parceiros para ampliar o acesso à prevenção e aos cuidados básicos de saúde dentro do ambiente escolar.
As ofertas na unidade móvel incluíram cuidados de saúde bucal com escovação orientada e aplicação tópica de flúor, avaliação auditiva por meatoscopia e triagem visual com teste de acuidade. A equipe de Enfermagem realizou aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar direcionados aos profissionais presentes, enquanto a vacinação foi disponibilizada para atualização conforme o Calendário Nacional de Imunização. A organização dividiu os estudantes em grupos para garantir fluxo seguro e ágil durante todo o dia.

Para Tassiana Oliveira, a ação iniciada em Conselheiro Josino é um marco representativo da parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, promovendo mais realizações do governo municipal para a população. Conforme apontou, “o principal objetivo é levar este caminhão às localidades mais distantes da cidade, para que as nossas crianças tenham atendimento oftalmológico e dentário, entre outros, além de orientações sobre como ter higiene pessoal; além de educação, cuidar da saúde é necessário para proporcionar um futuro de qualidade para nossos estudantes. São mais cuidados chegando às escolas”.

A secretária Tânia Alberto agradeceu às equipes de saúde e aos parceiros pelo engajamento e lembrou que iniciativas como o Caminhão Saúde na Escola visam reduzir desigualdades de acesso e fortalecer hábitos saudáveis desde a infância. “Esta é uma iniciativa importante para fortalecer as estratégias de atendimento à saúde dos nossos alunos da rede municipal. Este caminhão conta com todas as adaptações necessárias para o atendimento especializado de crianças, de ações que são básicas, mas que no dia a dia podem passar despercebidas, tanto em casa quanto em um ambiente escolar. Então, é muito importante a gente agradecer a Secretaria de Saúde, que vem como nossa parceira nessas ações, com toda a estrutura que nós vamos oferecer para que essa ação, da educação junto ao Programa Saúde na Escola, seja cada vez mais fortalecida”, declarou.

O vereador e presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores, Marcelo Feres, ex-secretário da Seduct, disse que estava emocionado por ver “a realização de um projeto tão fantástico e necessário”. Segundo ele, “Campos está realizando um projeto dos mais importantes. Por volta de 2022, 2023, nós tivemos esse sonho juntos, fazer com que a cidade pudesse, dentro da sua magnitude, do tamanho do município, ter a condição de contar com um caminhão de saúde na escola que pudesse estar atendendo as crianças das mais diversas localidades inteiras”. João Paulo Oliveira, coordenador do PSE, reforçou a importância da iniciativa ao comentar que a chegada do caminhão representa um avanço no cuidado integral. Ele afirmou que “a ação aproxima serviços essenciais das crianças e facilita intervenções preventivas no cotidiano escolar, além de possibilitar o acompanhamento intersetorial entre educação e saúde”.

A subsecretária de Gestão Operacional da Seduct, Catia Mello, destacou o trabalho de planejamento e estruturação que possibilitou a realização da primeira agenda do caminhão. Segundo ela, a iniciativa é resultado de um processo que envolveu a concepção do projeto e estudos técnicos para garantir que a ação chegasse às escolas de forma organizada e eficiente. “Essa agenda é fruto de um planejamento que começou ainda na concepção do projeto. Houve um estudo técnico para definir como essa estrutura poderia funcionar na prática, desde a logística de deslocamento até a organização dos atendimentos nas unidades escolares. Como o Programa Saúde na Escola está vinculado à Subsecretaria de Gestão Operacional, nossa equipe coordenou esse processo para que o caminhão pudesse iniciar suas atividades levando cuidado e prevenção às crianças da rede municipal”, afirmou.
Para a diretora da E.M. Conselheiro Josino, Fátima Regina Duarte, esta foi “uma oportunidade dos alunos da rede municipal terem contato ainda mais próximo com iniciativas que cuidam da saúde, mostrando assim a importância da Educação andar sempre ao lado da Saúde”. Claudineia Rodrigues, com o filho João Fabrício, que estuda nesta escola, concordou e acrescentou que “é muito bom ver os serviços de saúde vindo até a escola e eu espero que essa ação se torne rotina e chegue a mais escolas, porque a prevenção é cuidar do futuro das nossas crianças”.

A banda da Seduct também marcou presença, fazendo do evento uma verdadeira festa. O trabalho de campo contou com apoio técnico permanente das equipes locais de atenção primária. Colaboradores da Estratégia Saúde da Família e da Atenção Primária à Saúde (APS) acompanharam os atendimentos, orientaram famílias e deram suporte assistencial, reforçando a articulação entre saúde e educação prevista no projeto.
Na quadra da praça os parceiros da Seduct e do PSE ofereceram atividades complementares para alunos e comunidade. A Guarda Municipal promoveu um dog show e pintura facial, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) aplicou doses na campanha antirrábica e expôs material educativo sobre animais peçonhentos, enquanto a Seduct, além das oficinas educativas sobre promoção da saúde do PSE, levou a animação cultural com a ação Bola Mania e pintura facial Projeto Esporte e Vida coordenou atividades esportivas.

Por: Jorge Rocha / Fotos: Carlos Grevi