Search

EDUCAÇÃO ILUMINA VIDAS

Dia das Crianças: Mais vagas e mais investimentos na rede municipal de ensino

A população de Campos dos Goytacazes tem motivos concretos para celebrar o Dia das Crianças neste ano. Isso porque a Prefeitura vem promovendo dezenas de medidas visando melhorar a qualidade do ensino público, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). São várias frentes de trabalho com o objetivo de alcançar melhores índices quantitativos e qualitativos.

Uma das principais medidas diz respeito ao Programa Municipal de Ampliação e Expansão da Rede Municipal de Ensino, por meio do qual estão sendo ampliadas cerca de 30 unidades escolares, com estrutura modular, gerando mais 3 mil novas vagas, aproximadamente, somente na educação infantil. 

Desse total, 10 ampliações já foram inauguradas e entregues à população. Além disso, 48 creches e escolas já foram reformadas e houve construção de cinco novas unidades, além de construção de uma quadra poliesportiva. Com isso, a Seduct está garantindo mais conforto, segurança e acessibilidade aos profissionais e alunos.

De acordo com a secretária de Educação, Tânia Alberto, por meio do Projeto Tô Lig@do!, por exemplo, a Seduct já entregou cerca de 8 mil tablets para estudantes e mais de 3.600 chromebooks para profissionais do ensino. 

“Também foram criados novos laboratórios de tecnologias digitais em mais de 100 unidades escolares, que foram contempladas com mais de 1.500 novos computadores. Outra vertente foi a oferta de 166 kits de robótica entregues a 94 unidades escolares, contemplando mais de 39 mil estudantes. Também criamos o Projeto Estação Educação, com mais de 1.500 videoaulas gravadas e mais de 345 mil visualizações”, informou a secretária.

Os Programas de Bolsas com apoio financeiro também merecem destaque e contemplam diferentes áreas de atuação. De 2021 a 2025, a Seduct investiu R$ 6.598.528,00 nos Programas Economia Criativa, Startup Campos, Mais Ciência e Mais Ciência na Escola. Eles oferecem apoio de iniciação tecnológica, científica, inovação e pesquisa.

Foram adquiridos cerca de 20 mil novos itens de mobiliário para as unidades como fogões, geladeiras, mesas, cadeiras, carteiras, colchões, berços, playgrounds e parquinhos, computadores, 2.750 novos ventiladores e cerca de 800 aparelhos de ar condicionado, entre outros. Houve, ainda, aquisição de 120 kits de laboratórios de Matemática e Ciências, e 211 conjuntos de Laboratórios Brincar e Aprender, contendo recursos educacionais lúdicos.

Graças a essas ações, Campos conquistou o Selo Ouro para a Educação do Município, com nota máxima em boas práticas e incentivo à alfabetização (Concedido pelo Mec em 2024). Além disso, a cidade atingiu a melhor marca da história no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O novo Ideb de Campos (2023) é 5,4, superior ao último índice obtido em 2021, que foi 4,7, e o anterior, em 2017, de 4,6. Em 2020, Campos não coletou os dados preconizados pelo MEC, deixando a educação municipal sem referência, pela primeira vez, após 15 anos. Agora Campos voltou a fazer parte da lista dos municípios brasileiros que possuem IDEB.

Mesmo sabendo que a atribuição dos municípios é garantir o ensino básico, para evitar a evasão dos estudantes do ensino superior, a Secretaria de Educação implantou o Programa Municipal de Transporte Universitário. Aproximadamente 3 mil estudantes estão sendo contemplados. O serviço é voltado aos estudantes de universidades, faculdades, pós-graduação, cursos profissionalizantes e cursos técnicos que morem no interior do município e não têm condições de arcar com sua condução até suas respectivas instituições de ensino. Também são atendidos os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A experiência pioneira da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia em incluir Educação Financeira e Fiscal no currículo da rede municipal de Campos foi reconhecida pela Receita Federal como um exemplo a ser replicado em todo o Brasil. O modelo de Campos está servindo de referência para as demais cidade e para o Ministério da Educação. Desta forma, o modelo municipal servirá de base para implementação de política pública nacional nesta área.

A inclusão também faz parte das ações da rede e, por isso, a Seduct implementou a Escola de Aprendizagem Inclusiva, que atende estudantes da rede municipal de ensino com dificuldade de aprendizagem, no contraturno escolar. Pais de alunos e profissionais das escolas e creches municipais também estão sendo contemplados com as atividades. Oficinas de braile, libras, soroban, dosvox, reforço escolar, terapias individuais e coletivas são algumas das atividades direcionadas aos alunos. 

Atualmente conta com cerca de 170 crianças matriculadas. O objetivo da unidade é promover o reforço escolar com base nas propostas do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), visando à criação de um ecossistema com diversas ações que possibilitem a aceleração do processo de ensinar e aprender, com estimulações cognitivas e ênfase nas Linguagens e Matemática.

Além disso, a rede municipal de ensino de Campos dispõe de quase 50 Salas de Recursos, que atendem alunos atípicos da Educação Especial Inclusiva. Elas favorecem não apenas alunos das próprias unidades em que estão inseridas, mas podem atuar de forma territorializada, servindo de referência.

Por Kamilla Uhl 

Compartilhe:

PAE
Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.