Search

EDUCAÇÃO ILUMINA VIDAS

Educação e saúde se unem em projeto que promove o cuidado integral das crianças

O projeto “Saúde da Criança na Escola: educação e saúde para o cuidado integral” realizou sua primeira ação no final de setembro, na Escola Municipal Alcebíades Candiano, com turmas da Educação Infantil dos turnos da manhã e da tarde. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e integra o programa Mais Ciência, que incentiva pesquisas e práticas de extensão nas redes municipal e universitária. O próximo encontro já está agendado para o próximo dia 31, na mesma unidade, desta vez com alunos do Ensino Fundamental I A proposta é levar essa iniciativa para outras escolas da rede municipal de ensino.

Coordenado pelo professor Rômulo da Silva Viana, do curso de Enfermagem do IFF Campus Guarus, o projeto propõe ações voltadas à promoção de saúde nas escolas, envolvendo professores, familiares e estudantes em atividades educativas e preventivas. “O projeto tem como finalidade a promoção de educação em saúde para crianças e adolescentes. Foi desenvolvido para atender ao PSE, com o qual temos uma parceria de longa data, e está em consonância com a Política Nacional de Saúde da Criança, pensando em saúde integral”, explicou Rômulo.

As atividades foram planejadas a partir das demandas encaminhadas pelo PSE, que indicou as escolas participantes e as temáticas mais urgentes. “Do espaço da sala de aula, entramos junto aos professores para formar saberes na área da saúde, abordando alimentação saudável, higiene corporal e doenças específicas. Também incentivamos a vacinação, que é um campo fundamental para a saúde da criança”, destacou o coordenador.

O professor acrescenta que a metodologia do projeto contempla três etapas principais: capacitação de professores, encontros educativos com familiares e atividades lúdicas com as crianças. As ações utilizam estratégias como palestras, rodas de conversa e brincadeiras que estimulam o aprendizado sobre prevenção e autocuidado. Segundo ele, a expectativa é que o conhecimento adquirido nas escolas reverbere nas famílias. 

Para o coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, a parceria com o projeto fortalece as ações de promoção da saúde na rede municipal. “Essa iniciativa está totalmente alinhada aos eixos do PSE, especialmente na prevenção de doenças e na promoção da saúde entre crianças e adolescentes. Além disso, amplia as possibilidades de intervenção nas escolas, levando temas como alimentação saudável e higiene de forma lúdica, acessível e com intencionalidade pedagógica”, ressaltou.

O projeto surge em um contexto em que a saúde infantil enfrenta desafios complexos, como o ressurgimento de doenças antes controladas, a obesidade infantil e as desigualdades sociais que impactam diretamente o desenvolvimento das crianças. Ao promover conhecimento e práticas de cuidado integral, a proposta busca fortalecer o elo entre escola, família e comunidade, estimulando atitudes preventivas desde a infância.

O “Saúde da Criança na Escola” é um dos 62 projetos aprovados no atual ciclo do programa Mais Ciência. Criado para aproximar a pesquisa acadêmica das necessidades locais, o programa estimula professores e estudantes a desenvolverem soluções práticas e inovadoras nas escolas e instituições do município.

De acordo com Leonora Tinoco, coordenadora do Mais Ciência, o programa tem se consolidado como uma importante política pública de incentivo à pesquisa e à inovação. “O Mais Ciência busca fortalecer cada vez mais essa articulação entre academia e poder público. Os 62 projetos do atual ciclo já estão em atividade em 14 secretarias. No caso da Seduct, temos o maior número de projetos em andamento de todas as edições anteriores, são 27 no total, abrangendo temáticas como saúde, educação do campo, diversidade e direitos humanos, formação de professores e tecnologias digitais”, explicou.

Por Jorge Rocha / Fotos: Divulgação

Compartilhe:

PAE
Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.