Prefeitura em Ação e Seduct levam serviços e orientações para moradores da Pecuária

Uma manhã de movimento e serviços integrou escola e comunidade quando aconteceu, neste sábado (18), a 23ª edição do Prefeitura em Ação, no Centro Educacional 29 de Maio, na Pecuária. A iniciativa reuniu equipes de diversas secretarias para levar atendimentos gratuitos em saúde, assistência social, educação e cidadania e aproximou famílias dos serviços públicos oferecidos pelo município. A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) marcou presença com programação dirigida à crianças, jovens e adultos.

O objetivo central do evento foi facilitar o acesso da população à consultas, orientações e encaminhamentos, reduzindo barreiras para quem precisa dos serviços municipais. Equipes realizaram triagens e orientações no local e, quando necessário, encaminharam moradores para atendimentos complementares nas unidades apropriadas. Também houve uma animada roda de capoeira, que atraiu a atenção de todos os presentes. 

O prefeito Wladimir Garotinho ressaltou a importância de levar serviços para perto das comunidades e avaliou a ação de forma positiva. “Esse esforço em conjunto das secretarias tem um objetivo só e esse objetivo é grande: trazer os serviços até os bairros, para que mais famílias sejam atendidas com rapidez e dignidade”, afirmou o prefeito, anunciando a próxima edição do programa para dia 29 de novembro, no Parque Santa Rosa.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, destacou o papel educativo do 29 de Maio, que sediou esta edição do programa. “Estarmos aqui hoje, neste local que formou tantas pessoas, que é significativo para a cidade e que representa muito para todos nós, para honrar um compromisso com a comunidade.  São 60 anos do 29 de Maio dedicados à cidade e hoje mais uma vez, reforça essa missão de atender a comunidade, agora com o Prefeitura em Ação acontecendo”, declarou. 

Lúcia Helena Faria, moradora do bairro, relatou que foi  ao evento para conhecer as iniciativas e saiu surpresa com o alcance das ações. “Vim para ver se conseguia tirar uma segunda vida da identidade e fiquei surpresa com a quantidade de serviços que trouxeram para cá. Que bom que estou aqui e trouxe toda a família”, afirmou, enquanto segurava o bisneto David Rodrigues no colo. 

A Seduct apresentou ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que incluíram serviços de enfermagem para aferição de pressão arterial e exame de glicemia capilar. Materiais informativos sobre hipertensão e diabetes foram distribuídos com orientações básicas para prevenção e acompanhamento dessas condições de saúde.

O Projeto Saúde Auditiva nas Escolas ofereceu orientações sobre cuidados com a audição e sugestões de estímulos para apoiar habilidades relacionadas à aprendizagem. Na área socioeducativa, atividades do programa Aprendendo a Crescer destacaram o Estatuto da Criança e do Adolescente por meio de dinâmicas e jogos, enquanto o projeto Construindo Valores nas Escolas promoveu jogos da memória e oficinas de colorir.

Além da oferta de saúde e educação, os participantes puderam acessar orientações sobre proteção à mulher por meio da distribuição de folders e atualizações de cadastro escolar para alunos beneficiários do programa Bolsa Família. A programação também contou com animação cultural para as crianças com pintura facial e jogos pedagógicos.

A população teve ainda acesso ao Ônibus da Leitura e ao caminhão Viajando com a Ciência, que trouxe experimentos e demonstrações voltadas à crianças e adolescentes. Técnicos e profissionais das secretarias estiveram disponíveis no local para prestar esclarecimentos e efetuar os encaminhamentos necessários.

Por Jorge Rocha / Fotos: Carlos Grevi

Compartilhe: