Seduct acompanha obras em unidades escolares e mantém diálogo com diretores

Membros da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) realizaram, na manhã desta sexta (7), visitas à duas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo foi levar orientações tanto para os professores como para os gestores da unidade sobre o acolhimento da recepção dos novos alunos e realizar uma vistoria das obras de ampliação realizadas em cada uma das unidades.

A primeira visita ocorreu na Creche Escola Municipal Penha, que será inaugurada no dia 13 de novembro. Acompanhando a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, estavam a subsecretária de Ensino, Célia Maria Ferreira, e a diretora pedagógica, Viviane Terra. Funcionários e diretores da unidade escolar guiaram a comitiva pelas instalações.

Durante a visita, além das orientações aos funcionários e à equipe diretiva, a pauta principal foi o andamento das obras. “Esse nosso trabalho aqui na unidade da Penha é também um acolhimento para os professores, para os auxiliares de turma e também para os pais, para conhecerem essa nova unidade e virem saber onde é que seus filhos estudarão. Ver o muro e o portão fechado não é conhecer o ambiente interno; saber a qualidade do serviço e do local que será oferecido a eles é essencial”, declarou Tânia.

Rosi Santos, diretora da creche, reconheceu a importância da ação. “A visita da autoridade máxima da Educação é sempre muito produtiva e muito positiva, pois mostra que ela conhece toda a demanda, que está a par e que está aberta a receber novas sugestões e solicitações, fazendo com que o trabalho seja alinhado com o que está sendo determinado pela secretaria”, declara.

Na segunda vistoria, realizada na Escola Municipal José Carneiro Terra, na localidade de Fazendinha, a secretária não pôde estar presente por conta de outro compromisso oficial. A subsecretária Célia Maria Ferreira e a diretora pedagógica Viviane Terra conduziram as orientações e a inspeção. A unidade já tem as obras de ampliação praticamente finalizadas. “As obras estão em fase final e logo poderemos inaugurar espaços que ampliam as possibilidades pedagógicas. Agora é hora de preparar a recepção dos alunos, para que tudo seja bem acolhedor”, declarou Viviane.

Durante as visitas, os representantes da Seduct se colocaram à disposição para conversar pessoalmente com dirigentes, professores, auxiliares e famílias interessadas, realizar visitas guiadas pelas novas instalações e alinhar questões pedagógicas e estruturais. Essas interlocuções, segundo Célia, visam garantir que a ampliação física venha acompanhada de ajustes pedagógicos que atendam às necessidades da comunidade escolar.

“Essa visita é muito importante para debater e discutir as estratégias que fazem a qualidade do ensino no município melhorar. As obras estão quase prontas, e a presença da Prefeitura de Campos, por meio da Seduct, se torna imprescindível para a nossa unidade”, declarou Régio de Oliveira Almeida, diretor da escola.

Por Heitor Castelo Branco (estagiário) / Fotos: Carlos Grevi

Compartilhe: