Search

EDUCAÇÃO ILUMINA VIDAS

Formação do Pro-LEEI é iniciada nesta segunda (09), no Palácio da Cultura

Qualificar profissionais de Educação em práticas pedagógicas de leitura e escrita na primeira infância. Esse é o objetivo do Percurso Formativo do Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI) 2026, que teve início nesta segunda (09) promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) na Escola de Formação dos Educadores Municipais (EFEM), no Palácio da Cultura.

A atividade integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e atende duas turmas nesta segunda, uma pela manhã e outra à tarde, com previsão de atender dez turmas ao longo da semana até quinta (12). O encontro presencial tem duração média de quatro horas e tem como tema central “Literatura como Arte”.

A programação de abertura priorizou um momento de acolhimento com leitura em voz alta e ambientação multissensorial para favorecer a integração e a escuta das expectativas das participantes. Em seguida foram apresentados a organização geral da formação, os princípios e os eixos do curso, o cronograma, as modalidades de participação presencial e remota e os recursos disponíveis na plataforma AVAMEC.

Após o intervalo o trabalho avançou com a oficina “Para que serve a Literatura”, que buscou aproximar a prática pedagógica das referências literárias acessíveis e de experiências formativas colaborativas. Houve também um momento de sistematização com a construção coletiva de um mapa mental sobre “Literatura como Arte” e a apresentação de encaminhamentos para casa, entre eles a exploração da plataforma, a atividade inicial do Trabalho de Percurso, a leitura para a próxima tertúlia e a proposta de trazer um objeto da infância aos encontros seguintes. A capacitação contempla certificação emitida por instituições parceiras como a UNIRIO e a UFRJ e ocorrerá nos horários de 8h 13h e 17h30.

A secretária Tânia Alberto ressaltou a importância da formação continuada. “Nós estamos hoje iniciando o programa Pro-LEEI com a primeira formação desse ano de 2026. O grande objetivo é entender que nós trabalhamos na Política Nacional de Alfabetização e com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e é necessário que cada vez mais os professores façam adesão às formações continuadas. O LEEI é um exemplo disso, um grande programa para auxiliar os nossos professores com novas estratégias ou revisando estratégias antigas, mas com o objetivo de melhorar a alfabetização dos nossos alunos”, declara. 

A articuladora municipal do CNCA em Campos, Layla Constantino, complementou destacando a intencionalidade e a abrangência do trabalho junto às infâncias. “Neste momento, o nosso município reafirma o seu compromisso com as infâncias, com a intencionalidade pedagógica e sensível, onde nós temos a oportunidade de trabalhar temáticas tão importantes para essa etapa da vida da primeira infância”, aponta Layla. 

Ações da Seduct no Pro-LEEI

O Pro-LEEI é o Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil instituído pelo Ministério da Educação no início de fevereiro de 2025 como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O programa visa a formação continuada de educadores que atuam com crianças de quatro e cinco anos para fortalecer práticas de linguagem oral, leitura e escrita desde a pré escola e está estruturado em três eixos principais gestão e governança, formação de profissionais e reconhecimento e disseminação de práticas pedagógicas inspiradoras, além de incentivar parcerias entre União, estados, municípios e universidades.

Em 2025, a Seduct participou das ações do programa ao promover encontros de formação voltados a formadores municipais. Em sábado (08), foi realizado no Palácio da Cultura o I Encontro Presencial com Formadores Municipais do Pro-LEEI que reuniu articuladores e profissionais de Campos dos Goytacazes e de outras oito cidades da região, apresentou uma coleção de oito cadernos de formação e preparou os participantes para atuarem como multiplicadores nas formações destinadas aos professores da educação infantil a partir de 2026.

Por Jorge Rocha / Foto: Alicio Gomes

Compartilhe:

PAE
Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.